Goetia

Goetia ou Ars Goetia refere-se a uma prática que inclui a” invocação” e “evocação” de “anjos” e “demônios”. Baseia-se na tradição judaico-cristã na qual o rei de Israel, “Salomão” fora agraciado pelos anjos com um sistema que lhe dava poder e controle sobre os principais demônios da Terra e consequentemente a todos os espíritos menores governados por eles. Desta forma, o rei salomão, e posteriormente seus discipulos, teria toda espécie de poderes sobrenaturais, como invisibilidade, sabedoria sobre-humana e visões do passado e futuro.

A Arte Goética, (Latin, provavelmente: “A Arte de Uivar”), geralmente chamado simplesmente de Goetia, é a ensinada na primeira parte das Clavículas de Salomão, um “grimório” do “Século”XVII”. Este primeiro capítulo é conhecido como “Lemegeton Clavicula Salomonis” ou “A Chave Menor de Salomão” e nele são descritos todos os 72 Espíritos Infernais assim como todo o sistema que supostamente havia sido usado pelo rei Salomão.

Magia Goética

Na tradição ocultista ocidental, Magia Goética trata da suposta invocação dos 72 nomes goéticos (ora tido como “demônios” ora tidos como deuses, ora tidos como espíritos). O sistema teria sido concebido por “Salomão”, rei de “Israel” e aperfeiçoado por seus posteriores praticantes.

Variante do círculo e triângulo de”Aleister Crowley”, usado na “evocação” dos setenta e dois espíritos do “Ars Goetia”.

O sistema de invocação é simples, embora construído de uma maneira a impressionar os participantes. Entre seus elementos mínimos temos:, A Varinha, O Círculo, o Triângulo, o Selo, o Hexagrama e o Pentagrama.

Varinha serve como instrumento coordenador expressando a vontade do ocultista.

Círculo é traçado no chão e tem o propósito de proteger o mago.

Triângulo é o espaço dentro do qual o espírito goético é invocado e confinado.

Selo é individualizado para cada um dos 72 espíritos e supostamente serve de conexão entre o mundo físico e o espiritual.

Pentagrama e o Hexagrama por fim, são amuletos de proteção.

Os Nomes Goéticos

Conta a literatura ocultista que cada um dos 72 seres possíveis de serem lidados com o sistema goético possui personalidade própria e deve ser tratado diferentemente para ser convencido a ajudar.

A Chave Menor de Salomão

Capa da reedição de 1995 de 1904, A Chave Menor de Salomão, traduzida por”S.L.M.  Mathers” e com adições de Aleister Crowley.


Uma conhecida tradução do Lemegeton é The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King (Lemegeton Clavicula Salomonis Regis), por”MacGregor Mathers” e com introdução de “Aleister Crowley.
A Chave Menor de Salomão
 ou Lemegeton (em Latim, Lemegeton Clavícula Salomonis) é um grimório pseudepigráfico datado do séculoXVII, contém descrições detalhadas de demônios e as conjurações necessárias para invocá-los e obrigá-los a obedecer ao conjurador. O Lemegeton é dividido em cinco partes: Ars GoetiaArs Theurgia GoetiaArs PaulinaArs Almadel e Ars Notoria.

História

Surgiu no século XVII, mas muito foi retirado de textos do século XVI, incluindo o Pseudomonarchia Daemonum. É provável que os livros da Cabalajudaica e dos místicos muçulmanos  também foram inspirações. Alguns dos materiais na primeira seção, relativas à convocação de demônios, datam do século XIV ou mais cedo.

O livro alega que ela foi originalmente escrita pelo Rei Salomão, embora isto não seja provável. Os títulos de nobreza atribuídos à demônios eram desconhecidos no tempo de Salomão. A Chave Menor de Salomão contém descrições detalhadas dos espíritos e as condições necessárias para invocá-los e obrigá-los a fazer a própria vontade. Ela detalha os sinais e rituais a serem realizados, as ações necessárias para prevenir os espíritos de terem controle, os preparativos que antecedem as invocações, e instruções sobre como fazer os instrumentos necessários para a execução destes rituais. Os vários exemplares existentes variam consideravelmente nas grafias dos nomes dos espíritos. Edições contemporâneas estão amplamente disponíveis na imprensa e na Internet.

The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King de 1904 é uma tradução do texto por Samuel Mathers e Aleister Crowley. É essencialmente um manual que pretende dar instruções para a convocação de 72 diferentes espíritos.

Livros

A Chave Menor de Salomão, é dividido em cinco partes.

Ars Goetia

Variante do círculo e triângulo de Aleister Crowley, usado na evocação dos setenta e dois espíritos do Ars Goetia

.

A primeira seção, chamada Ars Goetia, contém descrições dos setenta e dois demônios que Salomão teria evocado e confinado em um vaso de bronze selado com símbolos mágicos, e que ele fosse obrigado a trabalhar para ele. Ele dá instruções sobre a construção de um vaso de bronze semelhante, e usando a fórmula mágica para a segurança apropriada a fim de chamar os demônios.

Trata-se da evocação de todas as classes de espíritos maus, indiferentes e bons, seus ritos de abertura são os de Paimon, Orías, Astaroth e toda a corte do Inferno. A segunda parte, ou Theurgia Goetia, é partilha com os espíritos dos pontos cardeais e seus inferiores. Estas são as naturezas mistas, algumas boas e outras más.

Ars Goetia, atribui uma posição e um título de nobreza para cada membro da hierarquia infernal, e dá aos’demônios’, sinais que têm de pagar fidelidade “, ou selos. As listas de entidades na Ars Goetia, correspondem (mas a alto grau variável, geralmente de acordo com a edição) com os da Stheganographia de Trithemius, circa 1500, e da Pseudomonarchia Daemonum de Johann Weyer, um anexo que aparece em edições posteriores de Praestigiis Daemonum, de 1563.

A edição revisada do Inglês  Ars Goetia foi publicado em 1904 pelo mágico Aleister Crowley, como o livro da Goetia do rei Salomão. Ele serve como um componente-chave do seu sistema popular e influente de magia.

Os 72 demônios

O décimo demônio”Buer”

Os nomes dos demônios (a seguir), são tomadas a partir da Ars Goetia, que difere em termos de número e classificação do “Pseudomonarchia Daemonum”de Weyer. Como resultado de múltiplas traduções, existem vários dados para alguns dos nomes que constam dos artigos que lhes dizem respeito.

1.Rei-Baal
2.Duque-Agares
3.Príncipe-Vassago
4.Marquês-Samigina
5.Presidente-Marbas
6.Duque-Valefar
7.Marquês-Amon
8.Duque-Barbatos
9.Rei-Paimon
10.Presidente-Buer
11.Duque-Gusion
12.Príncipe-Sitri
13.Rei-Beleth
14.Marqês-Leraje
15.Duque-Eligos
16.Duque-Zepar
17.Conde/Presidente-Botis
18.Duque-Bathin
19.Duque-Sallos
20.Rei-Purson
21.Presidente-Morax
22.Príncipe-Ipos
23.Duque-Aim
24.Marquês-Naberius
25. Conde/Presidente-Glasya-Labolas
26. Duque-Bune
27. Marquês/Conde-Ronove
28. Duque-Berith
29. Duque-Astaroth
30. Marquês-Forneus
31. Presidente-Foras
32. Rei-Asmodeus
33. Príncipe/Presidente-Gaap
34. Conde-Furfur
35. Marquês-Marchosias
36. Príncipe-Stolas
37. Marquês-Phenex
38. Conde-Halphas
39. Presidente-Malphas
40. Conde-Raum
41. Duque-Focalor
42. Duque-Vepar
43. Marquês-Sabnock
44. Marquês-Shax
45. Rei-Vine
46. Conde-Biforns
47. Duque-Uvall
48. Presidente-Haagenti
49.Duque-Crocell
50.Cavaleiro-Furcas
51.Rei-Balam
52.Duque-Alloces
53.Presidente-Caim
54.Duque-Murmur
55.Príncipe-Orobas
56.Duque-Gemory
57.Presidente-Ose
58.Presidente-Amy
59.Marquês-Orias
60.Duque-Vapula
61.Rei-Zagan
62.Presidente-Valac
63.Marquês-Andras
64.Duque-Haures
65.Marquês-Andrealphus
66.Marquês-Cimejes
67.Duque-Amdusias
68.Rei-Belial
69.Marquês-Decarabia
70.Príncipe-Seere
71.Duque-Dantalion
72.Conde-Adromalius

Stolas, Grande Príncipe do Inferno, ilustrado por Collin de Plancy do Dictionnaire Infernal.

Ars Theurgia Goetia

Ars Goetia Theurgia (“a arte da Teurgia Goética”), é a segunda seção da Chave Menor de Salomão. Ele explica os nomes, as características e os selos dos 31 espíritos aéreos (chamados de Chefes, Imperadores, Reis e Príncipes), que o Rei Salomão invocou e confinou. Também explica as proteções contra elas, os nomes dos espíritos e seus “servos”, a maneira de como invocá-los, e sua natureza, que é o bem e o mal.

Seu único objetivo é descobrir e mostrar coisas escondidas, os segredos de qualquer pessoa, obter, transportar e fazer qualquer coisa perguntando-lhes. No enquanto, eles estão contidos em qualquer um dos quatro elementos (terra, fogo, ar  e água). Esses espíritos, são caracterizados em uma ordem complexa no livro, e alguns deles, a sua ortografia têm variações de acordo com as diferentes edições.

Ars Paulina

Ars Paulina (“a arte de Paulo”), é a terceira parte da Chave Menor de Salomão. Segundo a lenda, esta arte foi descoberta pelo Apóstolo “Paulo”, mas no livro, é mencionado como a arte de Paulo do Rei Salomão. O Ars Paulina, já era conhecido desde a Idade Média e é dividido em dois capítulos deste livro.

O primeiro capítulo, refere-se sobre como lidar com os “anjos” das diversas horas do dia (ou seja, dia e noite), para os seus selos, sua natureza, os seus agentes (chamados de Duques), a relação desses anjos com os sete planetas conhecidos na naquela época, os aspetos “astrológicos” adequados para invocá-los, o seu nome (em alguns casos coincidindo com os dos setenta e dois demônios mencionados na Ars Goetia, a conjuração e a invocação de chamá-los, na Mesa da prática.

A segunda parte, refere-se aos anjos que governam sobre os signos do “zodíaco” e cada grau de cada signo, a sua relação com os “quatro elementos,Fogo, Terra, Água e Ar, seus nomes e seus selos. Estes são chamados aqui como os anjos dos homens, porque todas as pessoas que nascem sob um signo zodiacal, com o Sol em um grau específico dele.

Ars Almadel

Ars Almadel (“a arte de Almadel”), é a quarta parte da Chave Menor de Salomão. Ela nos diz como fazer a Almadel, que é um tablete de cera com símbolos de proteção nele traçadas. Nela, são colocadas quatro velas. Este capítulo tem as instruções sobre as cores, materiais e “rituais” necessários para a construção do Almadel e as velas.

O Ars Almadel, também fala sobre os “anjos” que estão a ser invocados e explica apenas as coisas que são necessárias e que devem ser feitas a eles, e como a conjuração tem que ser feito. Também menciona doze príncipes reinantes com eles. As datas e os aspectos “astrológicos”, tem que ser considerado mais convenientes para invocar os anjos, são detalhadas, mas resumidamente.

O autor afirma ter experimentado o que é explicado neste capítulo.

Ars Notoria

Ars Notoria (“a arte Notável”), é a quinta e última parte da Chave Menor de Salomão. Foi um “grimório” conhecido desde a Idade Média. O livro afirma que esta arte foi revelada pelo”Criador para o Rei Salomão”, por meio de um “anjo”.

Ele contém uma coleção de”orações” (alguns deles dividido em várias partes), misturado com palavras  “cabalísticas” e mágicas em várias línguas (ou seja, hebraico, grego, etc), como a oração deve ser dito, e a relação que estes rituais têm a compreensão de todas as “Ciências”. Menciona os aspectos da Lua em relação com as orações. Diz também, que o ato de orar, é como uma invocação aos anjos de Deus. Segundo o livro, a grafia correta das orações, dá o conhecimento da ciência relacionados com cada um e também, uma boa memória, a estabilidade da mente, e a eloquência. Este capítulo, previne sobre os “preceitos” que devem ser observados para obter um bom resultado.

Finalmente, ele conta como o Rei Salomão recebeu a “revelação” do anjo.

O “Selo de Salomão”, do livro, The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King
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